Escuta Ativa

Se eu falasse “Preciso melhorar a minha comunicação…”, a maioria das pessoas pensaria que eu sou tímida, que não organizo bem as ideias, que não sei falar bem diante de outras pessoas.

O que as pessoas esquecem é que 50% da comunicação que fazemos com outra pessoa envolve ouvir e não apenas falar.

Poucos entendem que saber escutar é uma arma extremamente poderosa, não apenas para a construção de relacionamentos sólidos e de confiança. A boa escuta é fundamental para influenciar as pessoas, para conquistar posições de liderança, para ser mais objetivo e efetivo em conversas e reuniões, para causar uma boa impressão no trabalho e para crescer mais rápido profissionalmente.

E é aí que entra a Escuta Ativa.

A Escuta Ativa é uma ferramenta de comunicação que tem por objetivo tornar os diálogos mais eficientes. Saber escutar as pessoas vai muito além do que apenas prestar atenção no que ela fala. Envolve se colocar na perspectiva dela, não fazer pré julgamentos, ter paciência, fazer perguntas progressivas, analisar comportamentos e sinais da outra pessoa, dentre outras técnicas que levarão a conversa para um outro nível de profundidade e eficácia.

Sem dúvida, este é o Curso de Escuta Ativa mais fácil de compreender, prático e objetivo que você encontrará na internet.

ALERTA: se você gosta de muita teoria difícil até mesmo de entender, cuidado. Este curso é prático, onde você terá a teoria necessária para embasar a aplicação, sem delongas.

Você irá aprender a como agir e se comunicar estrategicamente em diferentes contextos, culturas e equipes.

Faça esse curso se você quer:

. Sair da passividade para um alto padrão de escuta, com controle sobre as situações;

. Conquistar a confiança das pessoas;

. Influenciar e marcar as pessoas através da sua comunicação;

. Ter controle sobre a impressão que as pessoas terão de você;

. Dominar técnicas e padrões de escuta que vão acelerar seu crescimento e resultados no trabalho;

. Assumir ou fortalecer posições de liderança;

. Aumentar a sua empatia;

. Aperfeiçoar as suas SOFT SKILLS (a Escuta Ativa impulsionará todas elas).

Resultado de anos de consultorias e mentorias ajudando pessoas que apresentam problemas e dificuldades comuns e que podem ser solucionadas através da aplicação de técnicas de comunicação, mesmo que você não saiba nada sobre o assunto hoje.

#O que você

irá aprender:

Antes de mais nada você terá aulas sobre o aprendizado de soft skills. Vou te explicar como o seu cérebro funciona na mudança de hábitos (comportamento é um hábito), baseado em neurociências, PNL e aplicação prática comigo, liderados e alunos. Não vai te tomar muito tempo por dia, porém você tem que fazer todos os dias para criar o novo comportamento. O nosso cérebro não muda de uma vez. É um pouco por dia, todos os dias. 

Na sequência, começamos com você, pois a comunicação começa no momento em que você interage com o mundo e no seu diálogo interno.

Depois, vamos entender e praticar empatia. Vou falar os 3 tipos de empatia. No e-book, eu coloquei mais material com uns cases de empatia em médicos que achei pra lá de interessante.

Emoções vem na sequência. Quando você escuta algo, as emoções se fazem presente e podem interferir muito na escuta, principalmente se ativam gatilhos. E gatilhos é o próximo assunto. Além da definição, vou te ajudar a criar gatilhos para conseguir manter o foco e a atenção.

As suas emoções são suas. Você precisa saber como elas te afetam na escuta. Na mentoria eu te ajudo a lidar com elas. Por isso, o acompanhamento é tão relevante. E você vai observar emoções que surgem no seu colega e não surgem em você (ou não do mesmo jeito). Liga suas atenas porque pessoas com quem você interage podem ter emoções parecidas com o seu colega. Sacou porque a mentoria em grupo é tão relevante?

Entendendo seu modelo de mundo, como você conversa com você mesmo, a empatia, como as emoções te afetam e criando gatilhos que geram atenção, você está pronto para a escuta.

Agora, vamos para a escuta ativa, passando pelos 3 níveis da escuta. Preparem-se para exercícios desafiadores, principalmente quando estamos cercados de distrações. Vou trabalhar com vocês o controle inibitório que é justamente resistir às distrações e estar presente. Além de técnicas para gerar mais presença.

O nível que eu quero que vocês cheguem é “todo o ser escuta”. Atenção total à fala, ao contexto e à linguagem não verbal.

Quando a pessoa fala (nós inclusive) conseguimos colocar uma parte no racional (que é a fala). Se estamos mais alterados emocionalmente, colocamos menos ainda. Se todo o seu ser escuta, você está mergulhado na conversa, você vai entender muito mais do que não está sendo dito. Com o tempo você vai ouvir frases como:

“como você percebeu isso?”
“você entendeu mesmo”
“nossa, eu não tinha percebido isso”
“que insight bom que você teve”
“nossa, essa sua ideia é boa demais”

Muitas vezes, você só verbaliza o que não foi dito, mas estava ali.

Passaremos rapidamente pela escuta estruturada. É uma técnica que auxilia bastante na validação do entendimento.

E, uma parte que eu considero muito importante e que pouco aprendemos: perguntar. 

Já reparou como somos moldados para ter respostas? Nossa educação escolar é voltada para aprendermos a dar respostas. O conteúdo é ministrado, estudamos e fazemos a prova. A prova é uma “prova” de que sabemos as respostas. Respostas para um conteúdo previamente apresentado. E as questões tem que fazer parte do conteúdo. Se não, fazemos uma revolta com o professor porque ele fez perguntas que não estavam no conteúdo. Se necessário, vamos até a diretoria fazer uma reclamação formal! Na vida real é igualzinho hahaha

Vamos passar pela importância do silêncio na conversa.
Quando o silêncio ocorre estamos mais perto da solução.

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Perguntas Frequentes

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A grande vantagem é que quando outra pessoa coloca a dúvida ou o caso, você pensa no assunto e quando acontecer com você,  estará muito mais preparado. É como se o colega fosse na academia e você ficasse forte também.

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