Comunicação Assertiva

Preste atenção nessa verdade difícil de engolir: se as suas habilidades técnicas são nota 10 e a sua comunicação é nota 3, você será percebido – e avaliado – como 3. 

O profissional que não se comunica bem é percebido como um profissional pouco habilidoso e não tem reconhecimento à altura do seu conhecimento técnico. O que vai te levar a ser melhor percebido é investir nas competências certas. Se você não consegue explicar bem suas ideias, negociar um prazo com o cliente, negociar com o seu time para todos estarem trabalhando em prol da mesma coisa; se você não tem capacidade de comunicação, negociação e persuasão, você certamente vai ter resultados prejudicados.

E enquanto você não admitir isso, vai continuar investindo muitas horas e muito dinheiro no conhecimento técnico, vai continuar na sua zona de conforto e vai continuar frustrado por não ter um reconhecimento à altura que você deseja. Não estou dizendo que o conhecimento técnico não é importante. Ele é essencial. Mas, o que vai demonstrar o conhecimento que você tem é a sua comunicação.

#O que você

irá aprender:

Antes de mais nada você terá aulas sobre o aprendizado de soft skills. Vou te explicar como o seu cérebro funciona na mudança de hábitos (comportamento é um hábito), baseado em neurociências, PNL e aplicação prática comigo, liderados e alunos. Não vai te tomar muito tempo por dia, porém você tem que fazer todos os dias para criar o novo comportamento. O nosso cérebro não muda de uma vez. É um pouco por dia, todos os dias.

Na sequência, começamos com você, pois a comunicação começa no momento em que você interage com o mundo e no seu diálogo interno.
Entendendo seu modelo de mundo, como você conversa com você mesmo, a empatia, como as emoções te afetam e criando gatilhos que geram atenção, você está mais pronto para se expressar.

O que é dito além das palavras. Veremos que comunicação não é o que você fala. Comunicação é o que o outro entende.

Você irá aprender o que é uma comunicação passiva, passiva-agressiva (parece que não agride e que fazemos muito!), agressiva e assertiva. Esta aula tem muitas situações hipotéticas para você treinar. Por exemplo: você pediu um bife mal passado e o garçom trouxe bem passado. Como seria uma comunicação passiva? E agressiva? E assertiva?

Ao longo da minha carreira perguntei para as pessoas “de tudo o que eu já lhe falei, me diga as 3 coisas mais importantes”. Separar fato, inferência e julgamento sempre era citado. Entender isso vai te fazer tomar ações mais justas e evitar cair na conversa dos outros.

Baseei essa aula no grande mestre Marshall Rosenberg. Sintetizei a essência de modo facilmente compreensível e com vários exercícios para você praticar durante a semana e depois levar para discutirmos na mentoria. 

Depois de entender o seu modelo de mundo será mais fácil perceber quais os filtros que você faz inconscientemente e torná-los conscientes. Alguns deles você perceberá que não fazem sentido algum e você continua mantendo. Por exemplo, quando você era criança teve contato com um péssimo dentista que não foi cuidadoso com você. Até hoje, você não vai com a cara dos dentistas.

Alguns de nossos sentidos são mais aguçados que outros e percebemos mais o mundo por eles. Quem é mais auditivo se incomoda com qualquer barulho. Quem é visual pode perder a concentração se uma bolinha de papel for arremessada na sala de aula.
Você irá aprender como identificar o sentido mais aguçado do seu interlocutor e como facilitar a comunicação com ele. Por exemplo, uma pessoa visual entende mais se você desenhar ou mostrar imagens.

Eu traduzi de maneira simples toda a minha formação em especialista comportamental. Ao invés de toda a teoria, criei um modelo em alguns slides para te mostrar como perceber o modo de pensar do seu interlocutor. Sem mágica, só perceber como ele se comporta e você saberá se ele quer ouvir detalhes ou uma visão geral; se você deve falar rápido ou pausadamente.

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