Feedback Assertivo usando Neurociência

É muito difícil dizer às pessoas que elas estão pisando na bola. Você não tem a intenção de magoar ninguém; afinal você não é sádico. Não quer que a pessoa pense que você é um ogro. Além disso, aprendeu, desde que se conhece por gente, que, “se não tiver nada gentil para dizer, é melhor não dizer nada”. E, de repente, é seu trabalho dizer o que precisa ser dito. 

Para conseguir fazer um bom feedback, você precisa saber lidar com as emoções de quem recebe o feedback. A maioria das pessoas acha que está certa quando faz o feedback e quando recebe acha que o outro está errado. É necessário aprender a identificar os gatilhos emocionais que tomam conta da pessoa e bloqueiam o entendimento. 

Você precisa aprender a lidar com as emoções, contornar os gatilhos que impedem o entendimento e a fazer um feedback de forma que a outra pessoa entenda o que você quer dizer.

#O que você

irá aprender:

Antes de mais nada você terá aulas sobre o aprendizado de soft skills. Vou te explicar como o seu cérebro funciona na mudança de hábitos (comportamento é um hábito), baseado em neurociências, PNL e aplicação prática comigo, liderados e alunos. Não vai te tomar muito tempo por dia, porém você tem que fazer todos os dias para criar o novo comportamento. O nosso cérebro não muda de uma vez. É um pouco por dia, todos os dias.

Na sequência, começamos com as definições dentro do ambiente corporativo. Feedback não é a sua opinião. Ele deve estar baseado na cultura organizacional. Você vai aprender o que não pode faltar num feedback, muito além de um bom roteiro. Feedback é generosidade. A sua intenção tem que ser de ajudar a pessoa.

A empatia assertiva é você se importar com a pessoa a ponto de dizer o que tem que ser dito de maneira clara e direta. Você irá aprender a fazer isso de uma maneira que a pessoa não ponha em dúvida a sua confiança na capacidade dela, e que não dê muita margem para outra interpretação.

Como nos demais cursos da Escola, começamos por você, de dentro pra fora. Antes de você aprender a fazer o feedback, precisa buscar em você quais foram as emoções que teve quando recebeu feedback. Existe um ciclo com 5 emoções que todos nós passamos. Entendendo esse ciclo em você, será capaz de perceber o ciclo acontecendo no outro e o ponto certo de retomar a conversa com ele.

Vou te explicar qual a frequência ideal para coletar e dar feedback e quais os modelos que mais testei e funcionaram. Você irá coletar o feedback inicial com apenas 3 perguntas que vão desvendar seus pontos fortes e os que necessitam de cuidado. Também irá receber uma lista com 70 perguntas pra você usar quando precisar coletar feedback.

 

Mais do que o feedback formal, vou te explicar como coletar feedback sem pedir para ninguém. Quando você souber observar como as pessoas reagem a você, irá coletar um feedback mais puro, que relata a ação da pessoa com você e não somente o que ela fala para você.

Pra começar esse módulo, vou te dizer que você não deve acatar tudo o que lhe dizem no feedback. Você precisa aprender a não cair em armadilhas, a ler cenário e selecionar o que serve e o que não serve.

Agora que você já trabalhou dentro de você, está pronto para fazer o feedback. Dizer o que tem que ser dito, de uma forma empática, deixando a pessoa com insumos úteis que darão confiança para trabalhar. Como você quer que ela saia da conversa? Com qual sentimento? Percebe que não é só chegar e falar?

Se você quer realmente ajudar, eu vou te ajudar. Se você só quer descarregar e dizer para a pessoa o quanto ela desempenha mal ou o quanto atrapalha, não faça esse curso. Não é para você.

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Perguntas Frequentes

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A grande vantagem é que quando outra pessoa coloca a dúvida ou o caso, você pensa no assunto e quando acontecer com você,  estará muito mais preparado. É como se o colega fosse na academia e você ficasse forte também.

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